Os comeres da Tareca

sexta-feira, setembro 29, 2006

Bolo mousse de chocolate





Vem aí o fim de semana e ... mais tempinho para a cozinha!
Proponho-vos esta gulodice que faz as delícias da família e das/os amigas/os


Massa:
4 colheres (sopa) de manteiga

1 chávena e meia (chá) de açúcar
6 ovos
2 chávenas (chá) de farinha de trigo1/2 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 chávenas (chá) de chocolate em pó solúvel
1 chávena (chá) de leite

Recheio e Cobertura:
2 pacotes de natas

2 tabletes de chocolate meio amargo
2 claras em castelo
4 colheres (sopa) de açúcar

PREPARAÇÃO

Massa:

Junte a manteiga, o açúcar e as gemas. Bata até obter um creme esbranquiçado. Peneire a farinha com o sal, o fermento e o chocolate. Acrescente à massa, batendo sempre, alternando com o leite. Junte as claras já batidas em castelo e misture delicadamente. Despeje numa forma redonda untada e polvilhada. Leve a forno médio (180°C) durante 45 minutos. Retire do forno, espere até ficar morno e desenforme. Deixe arrefecer. Corte uma tampa, na parte superior do bolo, com cerca de 2cm de espessura. Reserve a tampa e cave o miolo, deixando as laterais e o fundo com a mesma espessura da tampa que retirou.
Recheio e Cobertura:
Leve ao lume, em banho-maria, as natas para aquecer. Junte o chocolate meio amargo picado e deixe derreter completamente até obter um creme liso.
Divida o creme em duas partes e, numa delas, misture delicadamente as claras batidas em castelo firme ao qual junta as 4 colheres de açúcar.
A esta última mistura junte miolo do bolo esfarelado, não usando todo o que foi retirado. Recheie o bolo e tape. Com o creme restante, cubra todo o bolo, espalhando-o com uma espátula.Leve ao frigorífico.

domingo, setembro 17, 2006

Como passo a vida a anotar receitas em papelinhos e a perdê-los, pensei arquivá-las aqui. Mas ... e se um dia eu preciso delas e não há net ... ou electricidade??? Que bronca seria!
Pois bem, vou continuar com os meus papelinhos, mas partilho convosco um pouco dos comeres que se fazem cá em casa, alguns com receitinhas das/os netamigas/os.
Entrem pois na minha cozinha e fiquem à vontade que eu não demoro.