Os comeres da Tareca

sábado, maio 05, 2007

Caracóis

E quando o calor aperta e a sede desperta ... há lá melhor petisco para um fim de tarde do que uma travessa(ona) de caracóis e uma cervejolas?
Tenho saudades da minha adolescência em Lagos, em que a partir desta altura do ano e até finais do Verão (o efe diz que é com maiúscula) era petisco quase diário na nossa mesa e obrigatório nas noites dos santos populares. Que belas caracoladas na varanda! Ao fim de tantos anos ainda não me consegui habituar às sardinhadas nocturnas cá da capital. Não sei porquê mas, para mim, sardinha assada não é petisco prá noite. Mas nos santos populares lá terá que ser (não há mái nada!!!)
Gosto dos caracóis feitos de maneira muito simples, assim como estes que fiz, a saber a isso mesmo, a caracol.
Lavei-os com alguma antecedência, bem lavadinhos (faço-o debaixo da torneira, em água corrente). Coloquei-os numa panela com um pouco de água, tapei a panela e deixei-os ficar ali, a "espreguiçar-se" (coitados, mal sabiam que estavam a ser enganados).
Quase na hora do lanchinho, meti dentro da panela 4 dentes de alho socados (com casca), uns paus de óregãos e acendi o lume (no mínimo).
Quando começaram a ferver, juntei sal, malagueta, baixei o lume e dexei cozer por mais uns minutos (talvez 4 ou 5).
A seguir deliciamo-nos com eles.
Os da foto foram apanhados nas redondezas de Lagos.