Os comeres da Tareca

sábado, outubro 21, 2006

Cozido de grão à moda da sogra


Cozi grão demolhado de véspera e carnes de vaca, borrego, entrecosto e chispe, que temperei com sal também de véspera, às quais juntei um chouriço.
Num tacho, juntei um pouco da água da cozedura das carnes e um pouco da água da cozedura do grão onde onde fui colocando, além das carnes e chouriço cortados em pedaços, uma morcela e batatas, feijão verde, um tomate, abóbora e metade de um marmelo pela ordem, obviamente, dos tempos de cozedura de cada um deles.
Quando deitei o último ingrediente, juntei também os grãos, um raminho de hortelã e rectifiquei o sal.
Num recipiente fundo coloquei fatias de pão alentejano e um raminho de hortelã.
Quando todos os ingredientes estavam cozidos, deitei o caldo da sua cozedura por cima do pão.


E eis o que foi o meu almocinho. Primeiro comemos a sopinha e, de seguida, o cozido.

14 Comments:

At 12:30 da manhã, Blogger Branca said...

parece mto bom ! mas marmelo ?? não te enganastes ?
esta para o inverno é boa...tás a ver o que isto quer dizer .......que vai para a lista a fazer.beijinhos
AHHHHHHHHHHHHH!! obrigado pelos teus comentários

 
At 8:48 da manhã, Blogger kuka said...

Eu, só com as "sopas" fico bem.
Marmelo nunca comi nos grãos. Mas fica pr'a próxima!

 
At 12:11 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Branquinha

É mesmo uma boa comidinha de inverno. Mal vejo a chuva ... sai cozido de grão. E não me enganei, é mesmo marmelito, muito gostosinho cozido com estes ingredientes.

Kuka
Eu também só com as "sopas" fico bem, depois sobra é muita coisita. Mas não é problemático. Faz-se um jantarinho de grão à moda da sogra. É já amanhã.

 
At 2:27 da tarde, Blogger Eli said...

Ai fiquei salivando aqui, hehehe. Adoro cozidos mais o que costumo fazer aqui no Brasil não leva grão de bico nem o marmelo, adorei a receita.

 
At 10:39 da tarde, Blogger Elvira said...

Acho a receita bastante original e interessante. Isto é para eu testar enquanto há marmelos! :-)

 
At 11:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Vou-me lambusar... tenho é k arranjar alguem k saiba fazer isto!!! eheheheheh

 
At 12:49 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É mesmo isto! Essa do meio marmelo é que me deixou um bocado atrapalhado, confesso...mas, nada como experimentar.

 
At 1:36 da tarde, Blogger Alexandra said...

Olá Tareca :)

cota com essa idade? E eu? Não estou longe :))))

Obrigado por teres passado e deixado as tuas palavras. Ainda bem que gostaste! O mundo é pequeno...

Um beijinho

PS: Para tirar aquelas fotos tive que pedir licença aos meninos da brigada especial da PSP, imagina...! Às tantas respondi-lhes "Antes de vocês cá estarem, estive cá eu!!!" Só assim as consegui ;))

 
At 2:19 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Esta receitinha foi para a lista!!

Que maravilha!!


Decamacho

 
At 7:46 da tarde, Blogger MAR said...

ai que se tá a aproximar a hora do jantar! será que posso dar uma garfada?
nham nham...que aspecto delícioso!
beijinhos

 
At 10:32 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olhó "guitinha". veio visitar-me!

É verdade, marmelo. Uma delícia

Beijinhos a todos. Obrigada pelas visitas e comentários

 
At 8:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá!
Nunca comi cozido de grão. muito menos com marmelo.
Mas já o comprei e vou experimentar, olá se vou!
Beijokas.

 
At 11:50 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu não punha o marmelo, embora me tenham dito que faz parte e fica óptimo. Quanto à carne de borrego, para por é pouca e a do porco podem por melhor do que os chispes e entrecosto, se for da perna aos bocadinhos, nunca se irão arrepender

 
At 12:55 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Prece-me bem. Eu vou fazer um "jantarinho de grão" para umas amigas mas junto-lhe, também, batata doce. Com marmelo nunca experimentei. Vou anotar a sugestão!

 

Enviar um comentário

<< Home