Os comeres da Tareca

domingo, março 11, 2007

Trouxas de salsichas frescas


Cozem-se as folhas de lombardo, apenas até que fiquem moles.
Retiram-se e embrulha-se uma salsicha em cada folha de couve, ou em duas, dependendo do tamanho destas.
Num tacho deita-se azeite, cebola picada, alho picado, uma folha de louro, rodelas de chouriço e cubos ou fatias de bacon. Deixa-se refogar um pouco. Junta-se tomate maduro picado e um pouco de vinho branco. Quando tivermos obtido um molho homogéneo, colocam-se as trouxas no tacho e deixam-se cozer.
Quando estiveram cozidas, retiram-se para um tabuleiro, junta-se o molho e, pondo por cima as fatias de bacon. Leva-se ao forno até ficar com aspecto de assado.

22 Comments:

At 9:46 da manhã, Blogger kuka said...

É um belo petisco que faço algumas vezes, embora junte duas rodelinhas de chouriço às salsichas. Até há poucos anos atrás, era incapaz de comer salsichas frescas. Agora gosto e como-as grelhadas que são óptimas.
Já que não tenho resposta por mail pergunto aqui. Como vai a saúde do pessoal cá por baixo?

 
At 10:46 da manhã, Blogger Tareca said...

E como juntas as rodelas de chouriço? Não é no molho, como eu faço?
Tb eu era incapaz de comer salsichas frescas. Agora já invento uns petiscos e tudo. Hei-de colocar cá outro que costumo fazer com elas.
O pessoal aí por baixo está bem melhor. As coisas estão a compor-se. Obrigada.

 
At 10:34 da tarde, Blogger Branca said...

ó moça o q me fostes lembrar !!!!!!!!!
há seculos q não se faz cá disto....

 
At 10:52 da tarde, Blogger kuka said...

Assim como fazes devem ficar muito boas, mas se juntares um bocado de chouriço às salsichas dentro da couve ficam melhores. E se branqueares a couve inteira durante 2 ou 3 minutos em água a ferver as folhas saiem muito mais fácilmente sem se partirem.

 
At 11:05 da tarde, Blogger Tareca said...

Da proxima vou oôr o chouriço dentro da couve. Não a branqueio (que nome tão chique) inteira, pq normalmente não uso uma couve inteira, mas consigo com jeitinho que elas não se partam.

 
At 11:27 da tarde, Blogger kuka said...

E agora fiquei com vontade de comer isto! Lá terei que fazer esta semana.

 
At 8:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Tareca, Tareca...
...as saudades que me fizeste com estas salsichas. Da minha infância (a minha mãe fazia-as muitas vezes) e de ti também!
Beijokas!!!

 
At 1:58 da manhã, Blogger Elvira said...

Que bom! Está de volta a Tareca! :-)

E com um prato bem saboroso...

 
At 1:57 da tarde, Blogger Paula said...

Menina! há quanto tempo... tínhamos saudades. E vem logo com um dos meus pratos preferidos!
Também faço como o Kuka: primeiro branqueio as folhas de couve.
Bjs.

 
At 7:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Hummm, esse petisco parece delicioso mesmo!! Tenho que experimentar...

Vivianne

 
At 2:19 da tarde, Blogger Rafeiro Perfumado said...

Olha, uma vizinha! Não fosse por ter vindo agora mesmo do almoço e já marchava! Marchava o prato, nada de confusões! ;)

 
At 12:22 da manhã, Blogger June said...

Welcome back Tareca!
Já tinha saudades!
E também as tenho das salsichas com lombarda que a minha mãe fazia. Muito parecidas com essas mas, em vez de vinho, levavam cerveja.
Faz-me muito mal vir a estes blogues gastronómicos a esta hora tardia. Assim tenho que comer qualquer coisita antes de deitar (o que não engorda nada).

Beijinhos cá dos Algarves

 
At 3:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

tenho andado a ganhar coragem. Comidinhas à parte que só me fazem salivar que nem cão com sede preciso de te perguntar se não és a "Tareca" da minha adolescência. Almada diz-te alguma coisa? Não tens dois irmão mais velhos?. A tareca que eu conhecia também tinha gente no Algarve. Tenho saudades dela. Ela também gostava de cozinha quando andávamos na preparatória. Depois cada uma foi para seu lado e agora... Respondes-me?

 
At 4:00 da tarde, Blogger Tareca said...

Não paula, ainda não é desta que vais encontrar a Tareca da tua adolescência. Não tenho irmãos e a minha preparatória foi em Lagos, de onde sou natural e onde vivem os meus pais.
Um beijo, volta sempre.

 
At 11:23 da tarde, Blogger Mónica said...

Boa Páscoa, Tarequita!

Tudo de bom...

;-)

 
At 1:57 da manhã, Blogger Fátima Santos said...

menina e uma moamba de galinha, não sai que ando precisada?! agradecida desde já!

 
At 6:01 da tarde, Blogger sonhadora said...

Hoje deixo-te um cravo e os meus sonhos. Liberdade. Justiça, Igualda.
Beijinhos embrulhados em abraços.

 
At 2:06 da tarde, Blogger Elisheba said...

hummmmmmm...eu aqui engordava!!!!!!!lolololol...que apetite!!!!!!!!!


deep feelingssssss

 
At 3:16 da tarde, Blogger Sandokan said...

Aprende os instrumentos da felicidade. Eles podem mudar a tua vida. Já funcionaram com os outros. É a tua vez de experimentar.

Mágico beijo!

 
At 5:06 da tarde, Blogger Enfim... said...

acho que fiquei com fome eheheheh mas foi assim de repente lloooll

Bjokas
Bom fim semana

 
At 2:41 da tarde, Blogger Rivera said...

Ai! Que bom!
Em criança estava sempre a pedir à minha já falecida avó para me fazer estas salsichas!
É um prato que eu adoro. Um dia destes vou fazer!

 
At 5:48 da tarde, Blogger celsobrux said...

ola pessoal!
foi engrassado que hoje eu estava com saudades de um dos pratos da minha mãe e lembrei-me das salsichas frescas e da maneira como ela as fazia...Mas como não tinha a certesa de como as fazer,procurei aqui na "NET" ...(como quase sempre!).
E foi quando vi os vcs comentarios,acho isto muito porreiro.
Agora ja sei que posso aprender muitas reçeitas novas com o pessoal d'aqui...Obrigado

 

Enviar um comentário

<< Home