sábado, dezembro 23, 2006
sexta-feira, dezembro 22, 2006
Bacalhau na broa
Este bacalhau é uma óptima alternativa ao bacalhau cozido da consoada, em casas onde toda a gente se lamenta cada vez que se fala de bacalhau cozido.
Descobri esta maravilha há uns anos, entre outras igualmente deliciosas, no restaurante St.ª Isabel, em Abrantes. A partir daí, volta não volta ... Bacalhau na Broa.
Abre-se a broa, retirando-lhe uma "tampa" e retira-se-lhe o miolo. Convém não fazer buracos.
Num tacho, alouram-se uns dentes de alho em azeite (muito), tirando-os antes de começarem a fritar. Junta-se o bacalhau em lascas e deixa-se fritar um pouco.
Juntam-se grelos cozidos e salteados em azeite e alho e, por fim, a broa esfarelada, ensopando o azeite sem deixar a mistura ficar seca.
Tapa-se a broa e leva-se ao forno, por cerca de 20 minutos.
Acompanho, regra geral, com grelos salteados e batata a murro.
domingo, dezembro 17, 2006
Ensopado de borrego
Para este ensopado, temperei de véspera com alho, sal, vinho branco, louro e um pouco de alecrim.

No prato de servir, porque todos gostamos muito, coloquei mais hortelã. O pãozinho era alentejano, de Mértola. É uma comida que não faço tantas vezes quanto gostaria porque o pão dito alentejano que se vende aqui por estes lados é-o mesmo só de nome. Há uma casa que vende pãozinho bom de Martinlongo (que por acaso é algarve) e é aí que às vezes consigo. Mas, não havendo pão há outras coisas e faz-se uma bela duma caldeirada de borrego, ou de cabrito, como é o caso do meu próximo petisco, lá para o fim da semana e que, mais coisa menos coisa, faço-a tal como está muitíssimo bem explicadinha no Avental do Gourmet, a quem agradeço ter-me lembrado.
sábado, dezembro 02, 2006
Arroz de pato
